
Pessoas humildes que lutavam para um melhor reconhecimento no cenário mundial.
Devastado por um terremoto que destruiu grande parte do país. Se antes o país mais pobre das Américas, hoje também é o de pior cenário.
É difícil imaginar que pessoas estavam em sua rotina diária e em fração de segundos, tudo mudou...
Como explicar para um filho (a) que não existe mais casa, cama, alimento e até mesmo que algum membro da família nunca mais vai voltar?
Corpos jogados pelas ruas, gente faminta implorando por água e comida, um cenário de guerra...
O Haiti simplesmente ganhou as lentes de todo o mundo. O mundo ficou perplexo pela magnitude do acontecimento, visto que milhares de vidas se perderam e ainda continuam os trabalhos a procura de mais algumas.
A ajuda humanitária deve chegar antes que a tragédia aconteça, para que não precise ser acionada às pressas depois do acontecido.
Que o homem desencadeou consequências assoladoras, isso já sabemos; mas porque foi preciso uma tragédia em um país que já sofria grande desigualdade social, para percebemos o valor de fazer o bem. Ou para conceder ajuda à pessoas que já precisavam de ajuda antes mesmo de um abalo desses.
Culpa da natureza? Falhas geológicas? Não, as razões de tudo isto; é a nossa mãe natureza que esta farta de tanto descaso, de tanta ofensa por parte do “bicho homem”, e quando ela se manifesta infelizmente é assim, sem nenhuma precedência.
Lamento, por toda essa tragédia! E espero que não seja preciso um abalo sismico desses na Àfrica, para que visem o quanto há precariedade por lá também. E que o homem tenha um olhar mais piedoso e solidário para esses países menos desenvolvidos, sem a necessidade de uma tragédia desse nível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário